quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Donburi


Se tem uma coisa que me satisfaz é ter receitas ideais para ocasiões específicas. Tenho receitas para conquistar a sogra, receitas para agradar os amigos, podendo até ser o trivial, como ovos mexidos para o café da manhã ou uma sopa quente num dia chuvoso. Entretanto, em busca por inspirações na hora de cozinhar, acabei me deparando com uma receita que cabe em qualquer situação. Sabe dessas comfort foods que faz a gente sorrir a cada garfada pensando... ‘’Jesus, que coisa boa!”. Assim, foi nas horas de ócio criativo que me deparei com o canal mais peculiar do youtube. Narrado por Francis, um poodle sal e pimenta, o canal Cooking With Dog apresenta receitas executadas pela estranhamente denominada “Chef” (acho um desaforo ela não ser apresentada, mas tudo bem, afinal os louros das receitas vão para ela).

O donburi é um prato originário do Japão, que traduzindo nada mais é que uma tigela de arroz. Obrigatoriamente deve ser servido com carne e legumes de sua preferencia. Obviamente, seguir à risca receitas tradicionalmente complexas como as japonesas é algo bastante complicado pois pode ser difícil, senão impossível, encontrar a maior parte dos ingredientes. Por isso, a gente vai no rumo e tenta fazer algo o mais próximo possível, esperando que um dia possamos experimentar esses pratos lá no Japão.

Ingredientes

·         Brócolis
·         Cenoura
·         Cogumelos (prefiro shimeji ou shiitake)
·         Acelga (mais conhecida como repolho japonês)
·         Cebola
·         Alho
·         Gengibre
·         Brotos de feijão (Moyashi)
·         Arroz branco cozido (tem o japonês na maioria dos mercados)
·         Óleo de gergelim torrado
·         Molho de soja (prefira o light)
·         1 colher de açúcar mascavo
·         1 Ovo
             Peito de frango
      Farinha de trigo
      Farinha de rosca (para empanar)
     Cebolinha verde e salsinha à gosto.

Modo de preparo

De tanto assistir aos vídeos do Cooking with Dog, aprendi que o mais importante ao executar uma receita japonesa é o cuidado com o preparo dos ingredientes antes de começar a cozinhar. Picar os alimentos com o máximo de simetria possível chega a ser um serviço árduo, mas com certeza é mais apresentável aos olhos e ao paladar.

Pique a cenoura em tiras finas, a cebola em cubos, tire a parte mais dura da acelga e pique em fatias largas, as folhas podem ser tiras finas. Rale o gengibre e o alho, separe o brócolis mas não descarte o talo, que deve ser fatiado finamente. Se você usar cogumelo shimeji, apenas separe-os, se usar o shiitake, fatie-o em tiras. Lembre-se de incluir os legumes que quiser, só não coloque tomates, batatas ou qualquer outra verdura que se desfaça depois de cozida. Dê preferência aos alimentos que preservem a crocância. Lave os brotos de feijão e pronto, podemos prosseguir com a segunda parte.
Agora prepare sua carne, que pode ser peixe, frango, vaca ou até mesmo tofu, caso queira uma receita vegana. Pois bem, nessa receita eu preferi utilizar filé de peito de frango empanado, para isso, embrulhe os filés em papel toalha para retirar a umidade, tempere com sal e pimenta à gosto e reserve. Quebre o ovo em um prato e bata com um pouco de água (dica: eu coloco um pouco de cebolinha verde e sal no ovo batido para dar um sabor extra). Antes de passar o filé no ovo, cubra-o com farinha de trigo e retire o excesso, depois passe no ovo, na farinha de rosca e frite. Você também pode assar, grelhar ou não empanar coisa nenhuma e passar essa carne na frigideira até ficar dourada. Lembre-se de guardar a carne num recipiente fechado para manter a temperatura.

Para preparar os legumes também não tem segredo, basta esquentar uma panela grande, colocar o óleo de gergelim torrado e começar a refogar tudo (dica: coloque as folhas da acelga na panela dois minutos antes de servir, para não murchar demais). Refogue os legumes por 2 minutos e coloque o molho de soja, o açúcar mascavo e misture, depois coloque a tampa e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Agora é só servir.



Numa tigela coloque o arroz cozido primeiro, pegue o molho dos legumes e regue o arroz, coloque uma camada generosa de legumes e acomode a carne do lado. Coloque mais molho sobre tudo pra ficar bem temperado e corre pra frente da TV para se deliciar. Pra fazer essa receita, não há limites, há que se ter criatividade e ousadia pra incrementar como quiser. Na próxima eu quero fazer um ovo mexido e colocar ao lado da carne. *__________*


Bom apetite.

João

Nenhum comentário:

Postar um comentário